Data

"A institucionalização de políticas de inclusão digital é fundamental para o atendimento educacional em situações de emergência"
O Diretor do Escritório para a América Latina e o Caribe do IIPE UNESCO, Pablo Cevallos Estarellas, participou da XXIII Reunião Internacional "Transformando a educação da ciência, da tecnologia e da inovação".
Pablo Cevallos Estarellas no Virtual Educa 2022

O evento, realizado de 19 a 21 de outubro em Medellín, Colômbia, e organizado pelo Virtual Educa, a Prefeitura de Medellín e a Universidade CES, reuniu docentes, especialistas, representantes de instituições, governos, empresas de tecnologia e da sociedade civil em nível nacional e internacional.

 

“Estamos muito longe de conseguir a verdadeira inclusão digital em nossa região. Em alguns aspectos até retrocedemos”

Pablo Cevallos Estarellas, Diretor do Escritório para a América Latina e o Caribe do IIPE UNESCO..

O evento ofereceu ao público interessado uma agenda de atividades, conferências e painéis de alto nível sobre diferentes tópicos, tais como: educadores na era digital; educação superior, inovação e internacionalização; educação, tecnologia e inovação; formação ao longo da vida e empreendedorismo; cidadania e educação; e avaliação, qualidade, inclusão e convivência.

Em sua apresentação, Pablo Cevallos Estarellas afirmou que "há um paradoxo importante com as políticas digitais: enquanto elas podem permitir o acesso à educação a milhões de pessoas, simultaneamente, se essas políticas não forem bem implementadas, podem garantir a exclusão de certos setores, especialmente os mais vulneráveis".

 

 

Além disso, ele explicou que "a ausência da Internet era um obstáculo intransponível para os estudantes de famílias de baixa renda", e recomendou a leitura do último documento de pesquisa sobre políticas digitais em educação na América Latina, realizado pelo IIPE UNESCO e UNICEF. "A ideia é que os resultados desse estudo nos permitirão olhar adiante e identificar os principais desafios na agenda das políticas digitais em educação na região", disse Cevallos Estarellas.

 Mais informações sobre o evento

Últimas publicações